
Quase tudo pronto para a 37ª edição da Exposição Agropecuária de Teixeira de Freitas que acontecerá dos dias 02 a 06 de outubro e promete ser a melhor exposição da sua história.
O Secretário de Agricultura Dorivaldo De Almeida Neves (Dory Neves), falou sobre os preparativos finais para a realização da Exposição. “Estamos na reta final dos preparativos da Exposição que começa no dia 02 de outubro indo até dia 06. Esse encontro é uma realização da Cooperativa Mista sendo que o atual prefeito Temóteo Brito foi o fundador do Parque e incentivador da Agropecuária no Extremo Sul da Bahia, tem sido o principal apoiador, além dos demais parceiros. Esse é um evento de grande valor para a cidade.”

A exposição esse ano será transmitida para todo o Brasil através do Canal do Boi, e será um grande marco na movimentação e realização de negócios no município e contará com o apoio da Prefeitura Municipal de Teixeira de Freitas, através da Secretaria de Agricultura Pecuária e Abastecimento.
Nesta edição a programação contará com a 2ª Expo Oficializada Nelore, a 22ª Expo Oficializada Mangalarga Machador, 3º Leilão Genética e Leite, 3º Leilão do Criador (1.500 bezerros) conduzidos pela Safra Leilões, Palestras técnicas, patrocinadas pelo Sebrae e Senar/FAEB, rodeio e prova ranqueada do cavalo quarto de milha, entre outras atividades.

O Secretário Dory Neves também falou sobre a novidade para esta edição, a montagem de um pavilhão dentro da Exposição. “Foi conseguido através da FAEB a montagem de um pavilhão onde teremos a reunião dos Produtores Rurais do Extremo Sul da Bahia e estará acontecendo a Semana do Homem do Campo, com várias palestras e muitos eventos durante toda a exposição.
E continua: “O número de participantes neste ano será muito maior. A expectativa é muito grande, quando se tem envolvido entidades públicas como a Universidade Federal do Sul da Bahia que desenvolve pesquisas na área da agropecuária, o Instituto Federal Baiano que tem curso de agronomia e tem várias ligações com o campo, e somamos esses esforços, com a presença do Governo do Estado. Estamos trabalhando duro para manter a tradição e trazer o melhor conteúdo já visto nas demais edições. Um exemplo será uma nova ranqueada do Nelore, que estará vindo do RJ.”

A amostra que é uma iniciativa do Conselho de Administração da Cooperativa Mista Agropecuária do Extremo Sul da Bahia, comandado pelo seu Presidente Artur Teixeira terá também o apoio da classe de agropecuaristas através de vários produtores rurais, Comércio e Indústrias da região e de outras partes do País.
O evento terá a finalidade de além de movimentar a economia regional e apresentar produtos e serviços, também será uma grande oportunidade de promover lazer para aproximadamente setenta mil pessoas que frequenta o parque durante os 5 dias de evento.
A exposição também terá como parceria a empresa Suzano S.A, Frisa, Banco do Nordeste, Banco do Brasil, Caixa Econômica, Sicoob, Laticinio Davaca, IF Baiano, Sebrae. ADAB, FAEB e do Governo do Estado da Bahia.

O Senar/Faeb estará realizando a Semana do Homem do Campo, promovendo um importante evento de capacitação empresarial voltados para diversos segmentos do Agronegócio: Bovinocultura, Apicultura, Cafeicultura, dentre outros.
A 37ª edição da Exposição Agropecuária de Teixeira de Freitas também terá stands da Agricultura Familiar expondo produtos dos pequenos agricultores da região, como também terá a realização de um rodeio que há muito tempo não acontecia mais na exposição de Teixeira.

O secretário da Agricultura, Dori Neves parabenizou o empenho da gestão que recuperou, ainda no ínício da gestão, todo o Parque e hoje poderá manter a tradição oferecendo para a cidade o maior evento de Agropecuária do Extremo Sul. “Esta exposição é uma união de forças, de vários parceiros comprometidos para enriquecer este trabalho e pluralizar a ideia de melhorar cada vez mais e utilizar tecnologia de ponta para que Teixeira de Freitas esteja inserida no calendário dos melhores eventos de agropecuária do país”, finaliza.













