
Três youtubers que usaram fantasias da série “La Casa de Papel” para invadir um presídio foram condenados. O caso aconteceu no Centro de Observação Criminológica e Triagem Professor Everardo Luna (Cotel) em Abreu e Lima, no Grande Recife.
O grupo foi condenado pelos crimes de atentado à segurança pública, desacato e corrupção de menores.
Na época, o grupo alegou que a ação era uma pegadinha que seria gravada e postada em redes sociais. De acordo com a decisão da Justiça, cada um foi condenado a dois anos de reclusão e seis meses de detenção, além do pagamento de multa no valor aproximado de R$ 320.
Na sentença, o magistrado substituiu os seis meses de detenção por seis meses de prestação de serviços à comunidade. Os dois anos de reclusão e dez dias de multa também foram substituídos por prestação pecuniária no valor da fiança, de R$ 5 mil, paga após uma audiência de custódia em 2018.
De acordo com o magistrado, os youtubers “atentaram contra a segurança da unidade prisional que se sabe superlotada e com reduzido quadro de agentes penitenciários. Por sorte, não aconteceu um mal maior, como rebelião ou fugas. Por mais sorte ainda, os acusados não foram alvejados por tiros”.
O juiz declarou que “restou comprovado que os acusados desacataram os agentes, pois, mesmo detidos, passaram a adotar a postura de brincadeira e de risadas durante o procedimento. […] Certo é que a liberdade de expressão e o humor não são ilimitados. Aquele que ofender terceiros e causar danos poderá responder penal e civilmente por abusos que vier a cometer”.
O quarto integrante detido na ocasião foi um adolescente que tinha 17 anos de idade na época do ocorrido.
INFORMAÇÕES – G1