A realização de cirurgias de próstata ganhou uma grande aliada nos últimos anos, as intervenções robóticas. O tratamento, que é uma das modalidades possíveis para a doença, apresenta um risco menor o desenvolvimento de incontinência urinária de urgência em pacientes.
Uma das três tipificações mais comuns para um problema pouco falado, a incontinência de urgência se caracteriza pela vontade abrupta de ir ao banheiro.
Convidado pelo Bahia Notícias para falar sobre o assunto, o professor de Urologia da Universidade Federal da Bahia (UFBA), Lucas Batista, explicou que “o advento da cirurgia robótica diminuiu a taxa de incontinência urinária, porque você consegue entregar uma tecnologia mais avançada e acaba tendo uma recuperação, um retorno da continência mais rapidamente“.
A condição, apesar de acontecer com frequência em pacientes homens submetidos aos procedimentos, é uma realidade na vida de diversas mulheres, que além desta incontinência, têm 70% a 80% de chances a mais de desenvolver outro tipo de incontinência: a de esforço.
“Nelas acontecem as duas, principalmente a de esforço. Os principais fatores da mulher é quando se tem múltiplas gestações, se o parto for com trabalho, quem teve parto normal principalmente. Obesidade, menopausa, diabetes, cirurgias pelvicas ou do útero também podem provocar”, ressaltou o médico.