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Nutricionista explica quais alimentos ajudam a fortalecer a imunidade

Diante da pandemia do coronavírus e dos cuidados com a higiene, muitos leitores ainda se questionam sobre que outras medidas podem ser tomadas para evitar o contágio ou mesmo para frear os efeitos da doença. Em conversa com especialistas, a reportagem de A Gazeta listou alimentos que podem ser verdadeiros aliados do sistema imunológico.
Apesar disso, de acordo com a nutricionista Brenda Reblin, mesmo observados os cuidados com a alimentação e com a escolha de hábitos mais saudáveis, deve-se esclarecer que não há alimentos próprios para o combate específico ao coronavírus. “O que temos em mãos em termos de subsídios são alimentos que melhoram a imunidade. Mas é sempre bom lembrar que não existe dieta própria para o coronavírus. A imunidade é adquirida por um processo, por um conjunto de hábitos”, explicou.
No mesmo sentido, a também nutricionista Roberta Larica, afirmou que é uma boa oportunidade de mudar hábitos de vida, suplementar algumas vitaminas, utilizar fitoterápicos, os quais podem auxiliar no fortalecimento do sistema imunológico. “Isso tudo para que a gente dê o suporte para o corpo combater melhor a doença, minimizando os sintomas. A construção de um sistema imunológico é feita ao longo do tempo, não de um dia para o outro. Com as semanas e meses de bons hábitos, o organismo vai se fortalecendo”, esclareceu.
Segundo as nutricionistas Brenda Reblin e Roberta Larica, existem alimentos que devem ser incluídos na dieta de quem pretende fortalecer o sistema imunológico. Dentre eles estão:
Alho e cebola Ação antiviral. De acordo com Larica, quanto mais cru, maior o efeito imunomodulador desses alimentos;
Leite Fermentado Ação probiótica, proporcionada por microorganismos “do bem”, que, dentre outros efeitos, auxiliam na flora intestinal e combatem alergias;
Gengibre, própolis, alecrim e orégano Com efeito anti-inflamatório natural, devem ser incluídos nas receitas do dia a dia, inclusive em sucos;
Frutas ricas em vitamina C São frutas como laranja, limão, abacaxi, kiwi e acerola;
Frutas vermelhas e roxas Ricas em flavonoides, ajudam no combate aos radicais livres, prevenindo o envelhecimento celular;

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