Firmino Grifo “Tixa” fala da chegada da Suzano na região

Na tarde de sábado, 17 de março, no distrito de Itabatã, Mucuri o Programa Vozes e Riquezas da terra( apresentado por Franedir Gois e Lázaro Reis) esteve, ao vivo, na casa de “seu Tixa” para homenageá-lo, dado a importância que o mesmo tem na política, na história e na cultura da região do Extremo Sul.

Estiveram presentes no programa semanal da Rádio Caraipe FM 100,5 o ex-prefeito Ary de Souza ele que falou da importância do deputado federal Uldurico Pinto que foi primordial para a chegada da maior empresa de papel celulose para Mucuri.

Firmino Grifo, também foi prefeito da cidade de Mucuri e foi a pessoa que mais foi envolvida na chegada da Suzano Papel Celulose na região do Extremo Sul da Bahia. “Tínhamos muitos problemas iniciais, a começar com a briga dos capixabas que queriam a todo custo que a empresa fosse instalada no Espírito Santo no outro lado do Rio Mucuri, nós, porém, tínhamos o desejo de que fosse instalada no lado baiano e para isso precisávamos de força política. Na época era o governador Waldir Pires que veio e precisávamos do local para a instalação da empresa, porém o deputado Uldurico Pinto foi primordial para que fosse instalada no lado da Bahia. Ele disse que na condição de deputado e representante da região ele decretava a instalação aqui e deixou para o governador bater o martelo e deixar que a Suzano ficasse na Bahia. Dali em diante a nossa luta foi para encontrar o local adequado , Delson Leite, ele representava a empresa na época.  Um certo dia ele chegou com uns técnicos, em um helicóptero e pediu para que eu os acompanhassem e vimos lá de cima o lugar adequado. Lembrando que na época a Suzano empregou mais de 12 mil pessoas e deu um passo gigantesco para a economia da região, principalmente para Mucuri e hoje continua fortalecendo e proporcionando uma economia sólida para Mucuri e região”. Disse.

A reportagem completa da grande entrevista com Tixa está na página do facebook – Programa Vozes e Riquezas da Terra.

APOIO PAGINA:

Lorena Oliveira

Lorena Oliveira | Comunicadora Editora Foco de Notícias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.