Melancia uma fruta com vitamina c, potassio e magnésio.

A melancia não é apenas uma fruta deliciosa para refrescar e manter-se hidratada durante um dia quente, mas

também é cheia de nutrientes. A melancia contém vitamina C, vitamina A, potássio e magnésio, entre outros. Além disso, também contém licopeno e beta-caroteno, duas substâncias que têm o potencial de reduzir o risco de câncer. O teor de licopeno, beta-caroteno e outros antioxidantes aumenta à medida que a melancia amadurece, por isso, para obter a melhor nutrição, é necessário ingerir a melancia madura.

Para saber se a melancia está madura, podemos olhar para o peso. Uma melancia madura tem mais de 90% de água, por isso vai se sentir mais pesada do que as melancias do mesmo tamanho, mas menos maduras. Outro sinal é que tem um círculo amarelado abaixo. Este é o lugar onde a melancia estava na terra. Se a melancia não estiver muito madura, esta parte ficará branca ou verde. Outro truque é dar um tapinha, se soar oco, é maduro.

Abaixo encontramos várias maneiras em que a melancia beneficia nossa saúde.

continua depois mídia

BENEFÍCIOS PARA A SAÚDE DA MELANCIA

1. MELANCIA É BOM PARA O CORAÇÃO

Estudos preliminares descobriram que a melancia combate o acúmulo de placas nas artérias que poderiam causar um ataque cardíaco. A melancia contém citrulina que é transformada em arginina, dois aminoácidos que podem ajudar a manter as artérias, o fluxo sanguíneo e a função cardiovascular em geral.

A arginina e a citrulina são necessárias para a produção de óxido nítrico, que desempenha um papel importante na manutenção da elasticidade das artérias e vasos sanguíneos. Por outro lado, o potássio na melancia ajuda a regular os fluidos no corpo. Essas três substâncias podem ajudar a diminuir a pressão alta.

2. MELANCIA PARA PERDER PESO

A melancia é pobre em gordura e calorias (apenas 30 calorias por 100 g de melancia), mas rica em numerosos fitonutrientes e antioxidantes que são essenciais para uma saúde ideal. Uma boa idéia é cortar uma melancia em cubos e colocá-la na geladeira. Toda vez que você se sentir ansioso por comer, coma alguns cubos de melancia.

A melancia é também um diurético natural, por isso é um excelente meio para eliminar toxinas no corpo e reduzir o inchaço.

3. MELANCIA É BOA PARA OS OLHOS

A melancia é uma fonte maravilhosa de beta-caroteno, que transforma o corpo em vitamina A. Esta vitamina ajuda a produzir pigmentos na retina do olho e protege contra a degeneração macular relacionada à idade. Também previne a cegueira noturna. A melancia também contém vitamina C, um antioxidante que pode reduzir o risco de desenvolver catarata.

Veja também Nutrientes para promover a saúde ocular

4. MELANCIA PARA COMBATER A INFLAMAÇÃO

A melancia tem o potencial de reduzir a inflamação crônica, que é suspeita de causar doenças como asma, diabetes, artrite, doenças coronarianas e certos tipos de câncer. A melancia tem um alto teor de antioxidantes, cujo objetivo principal é viajar pelo corpo procurando por radicais livres para destruí-los. Os radicais livres são encontrados principalmente nos raios solares, no oxigênio que respiramos e também na poluição ambiental. Estes agentes causam muitos danos porque aderem às paredes dos vasos sanguíneos e os bloqueiam. Eles também danificam as células humanas, o que leva ao desenvolvimento de diferentes formas de câncer.

Os radicais livres não só causam inflamação, mas a própria inflamação produz radicais livres. Este círculo vicioso pode danificar muitos sistemas no corpo. A tireóide, o coração e o pâncreas são alguns dos órgãos que podem ser afetados. O alto teor de antioxidantes na melancia, torná-lo uma fruta super para combater a inflamação. Um copo de suco de melancia diariamente pode reduzir o risco de contrair doenças como osteoartrite, artrite reumatóide, asma e câncer de cólon.

5. MELANCIA PARA CÂNCER DE PRÓSTATA

Estudos mostram que um maior consumo de licopeno está associado a uma melhor saúde da próstata e menor risco de desenvolver câncer de próstata. Em muitos lugares, diz

 

Lorena Oliveira

Lorena Oliveira | Comunicadora Editora Foco de Notícias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.