Projeto Cidade Limpa mobiliza moradores do bairro São Lourenço durante mutirão de limpeza

O bairro São Lourenço recebeu na manhã desta sexta-feira (23), a primeira etapa do mutirão de limpeza e conscientização do Projeto Cidade Limpa. O primeiro Mutirão em Teixeira de Freitas aconteceu no bairro UIisses Guimarães em maio deste ano, e agora o projeto chegou ao São Lourenço. Moradores, estudantes do Colégio Estadual Machado de Assis (CEMAS), professores, técnicos de meio ambiente e Agentes de Combate à Endemias participaram da caminhada.

O principal objetivo é orientar os moradores a cuidar permanentemente da limpeza do bairro e das próprias casas. Na oportunidade, foram distribuídos panfletos educativos, instalados cartazes de orientação, retirada de entulhos das ruas, e os estudantes visitaram as casas com o apoio dos Agentes de Combate à Endemias.

Dona Aurea, Agente de Combate à Endemias e Estudantes do CEMAS

Para dona Aurea Matias, moradora do bairro, esta ação é muito importante. “Gostei muito desse trabalho que está sendo realizado pelo Cidade Limpa. Acho importante que todos nós façamos esse trabalho de limpeza contra o mosquito da dengue”., explicou dona Aurea.

A estudante do 3º ano, Clarice Braga, disse que é muito bom para os estudantes participar destas ações de conscientização.“ Este momento de caminhada aqui também serviu para conscientizar os moradores do bairro, para que eles entendam que o lixo deve ser jogado no lixo porque assim conseguimos diminuir os focos do Aedes aegypti, ajudando na limpeza e na saúde.”, disse a estudante.

A apoiadora do projeto Izabel Zannuncio, chefe da Divisão de Educação Ambiental da Secretaria de Meio Ambiente, explicou que além desta ação que aconteceu hoje, o projeto fazer uma segunda ação na próxima sexta-feira (30). “É com muito prazer que estamos iniciando este trabalho aqui. Sabemos que o índice de infestação do Aedes é grande aqui e temos que fazer o que podemos para mudar esta realidade. Orientamos, entregamos sacolas de lixo, recolhemos lixo, pregamos cartazes, tudo isso pra conseguir um resultado positivo na diminuição do índice de infestação.” explicou Izabel.

O Projeto Cidade Limpa, idealizado pela Diocese Teixeira de Freitas/Caravelas, e que recebe apoio das secretarias municipais de saúde, meio ambiente, infraestrutura, assistência social e educação, tem como objetivo difundir ações e reforçar o compromisso de cada um dentro da sociedade para cuidar da cidade e conta com o apoio do Executivo, Legislativo, Judiciário, de instituições de ensino, entidades de classe e associações comunitárias.

INFORMAÇÕES – ASCOM PREFEITURA DE TEIXEIRA DE FREITAS

Lorena Oliveira

Lorena Oliveira | Comunicadora Editora Foco de Notícias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.