Prefeitura de Mucuri realiza mutirão de limpeza e retira uma tonelada de lixo das praias

O Mutirão de limpeza de praias é uma ação que tem como objetivo sensibilizar e conscientizar a população sobre os impactos do lixo na natureza. Preocupados com essa ação causada pelo homem, as equipes da Secretária Municipal de Meio Ambiente de Mucuri colocaram a mão na massa e promoveram um grande mutirão neste sábado (18/09) nas praias adjacentes à cidade de Mucuri em tributo ao Dia Mundial da Limpeza de Rios, Praias e Oceanos.

A ação foi da Prefeitura de Mucuri por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, que também contou com o apoio da Secretara Municipal de Obras e da Secretaria Municipal de Turismo e Cultura. Mas para que o projeto de se manter as praias sem lixo e os resultados da limpeza tenha resultados positivos, o secretário Municipal de Meio Ambiente, o jornalista e gestor ambiental Ronildo Brito, pediu a colaboração da população que desfruta desse tipo de lazer para manter o projeto de praias limpas.

 

“Sacolas plásticas, vidro, tampinhas de garrafa, muitas embalagens Pets e até pneus de veículos, foram coletados desde à divisa com o município de Nova Viçosa, até a foz do rio Mucuri. “Montamos duas equipes, uma com os profissionais da limpeza pública que iniciou o trabalho no setor nordeste e a outra com nosso pessoal do Meio Ambiente, do Turismo, Obras, Salva-vidas e pessoas da sociedade mucuriense, que fez o percurso inverso. Ao final foram carregadas duas caçambas, material que antes da destinação, foi pesado e catalogado, totalizando um pouco mais de uma tonelada de lixo”, informou o secretário Municipal de Meio Ambiente, Ronildo Brito.

Todas as pessoas envolvidas no mutirão receberam luvas plásticas, sacos de lixo, água mineral, protetores solares e antes do início do trabalho, foram orientadas sobre os cuidados que deveriam ter em relação aos materiais perigosos coletados e animais peçonhentos, serviço que ficou a cargo da educadora ambiental Kátia Rezende. Os envolvidos também receberam lanche no meio da manhã e almoço no final do mutirão. “Nossa preocupação está não somente em manter um ambiente mais limpo e agradável a todos, mas em evitar prejuízos maiores que podem ser irreversíveis, para a população como ao meio ambiente, pois o pouco que possamos fazer em prol da natureza, ainda é pouco pelo que ela nos ofer ece”, alertou o secretário Ronildo Brito.

Após este mutirão que marcou o Dia Mundial da Limpeza, conforme informa o prefeito de Mucuri, Roberto Carlos Figueiredo Costa “Robertinho” (DEM), foi agendada uma segunda ação de limpeza de praia no município de Mucuri, que acontece no próximo dia 5 de outubro, na região do balneário da Costa Dourada, no litoral sul do município. E no dia 7 de outubro outra ação de limpeza nas prias do litoral norte do município. “Estas novas ações farão parte do calendário comemorativo dos 252 anos de emancipação-político administrativa de Mucuri. “Esse trabalho de limpeza de praias tem que ser contínuo em todas as estações que o ano nos oferece essas belezas para desfrutarmos, com isso, e vitamos doenças, consequentemente uma população mais saudável e um meio ambiente prazeroso para se viver”, disse o prefeito Robertinho.

No mutirão de limpeza deste sábado (18/09) nas praias adjacentes da cidade de Mucuri, pelo menos 100 pessoas estiveram envolvidas diretamente, número que deve se repetir nas futuras ações no início do mês de outubro. “A alta estação está batendo à nossa porta e os turistas e veranistas precisam ser bem recebidos e encontrar nossas praias limpas”, lembrou Luzinete Souto, secretária Municipal de Turismo e Cultura de Mucuri.

No encerramento dos trabalhos, o secretário Municipal de Meio Ambiente, Ronildo Brito, fez questão de chamar a atenção da população, sobre a necessidade dos cuidados ambientais o ano inteiro. “Estamos em plena época de desova das tartarugas marinhas e a nossa equipe que atua no monitoramento, já vem fazendo este tipo de trabalho do recolhimento de lixo diariamente. Os mutirões são muito importantes, mas o ideal é que tenhamos uma sociedade melhor orientada e educada, para que cada pessoa saiba o que fazer e como fazer em relação ao meio ambiente”, conscientizou Ronildo Brito.

Lorena Oliveira

Lorena Oliveira | Comunicadora Editora Foco de Notícias