Prefeito Mildson reabre AABB Comunidade fechado na antiga gestão

Em ato solene, realizado na noite da ultima terça-feira (28), o prefeito Mildson Medeiros, juntamente com o presidente da AABB Clube, Milton Ferreira Guimarães, e com o gerente do Banco do Brasil, Givaldo Ribeiro, oficializou a reabertura do programa AABB Comunidade, que havia sido fechado logo no início da gestão pela então prefeita Zulma Pinheiro (MDB) e seu irmão Álvaro Pinheiro, que era o secretário da Educação.

O evento aconteceu na sede do projeto, com a presença do vice-prefeito e secretário interino da Saúde, Alex Chaves, da primeira dama e secretária do Desenvolvimento Social, Eliane Araújo, da secretária da Educação, Normélia Alquilina, do chefe de Gabinete, Gildeon Rosa, de representantes do CRAS e do Conselho Tutelar, do presidente do CMDCA, Rogério Barroso, da ex-secretária de Desenvolvimento Social, Lidiane Martins, além de professores e familiares de alunos.

Em alusão ao Setembro Amarelo, mês de combate e prevenção ao suicídio, a ex-aluna Naira, hoje estudante de medicina, falou sobre a história da campanha e da importância de abordar o assunto, para que pessoas procurem ajuda.

A coordenadora do projeto, Kinha Kretli, iniciou seu discurso muito emocionada, ao lembrar do fechamento do projeto na gestão passada. “Nós queremos esquecer o passado, mas não tem como não lembrar da forma cruel em que a AABB comunidade foi fechada pela gestão anterior, por perseguição política. O projeto parou durante quatro anos. Não teve acordo, não teve conversa, o que teve foram falas que nos magoaram muito, falas homofóbicas, discriminação contra nossos alunos, pois eles não conheciam e, sequer, fizeram questão de conhecer a AABB Comunidade. Foram 98 famílias que sofreram muito, crianças que foram privadas de seu desenvolvimento e que tiveram seus sonhos abortados”. Após o desabafo, ela fez agradecimento aos envolvidos nas ações que viabilizaram o retorno do projeto. “A palavra que define essa noite é gratidão. O nosso prefeito fez o compromisso de reabrir a AABB Comunidade e hoje se concretiza essa promessa. Alex Chaves foi de grande importância nesse processo, porque nós tivemos dificuldade com a documentação do programa, por estar fechado há quatro anos. Agradeço também ao presidente da AABB, Milton Ferreira, pelo empenho, ao pessoal da infraestrutura, na pessoa de José Sales, e da Educação, com a nossa secretária Normélia, que tanto tem nos acolhido. Graças a Deus, temos hoje pessoas que têm compromisso com o povo”, finalizou Kinha.

Ex-alunos do projeto, que conseguiram vencer os desafios da vida, enviaram vídeos falando sobre como a AABB Comunidade ajudou em sua trajetória e agradecendo ao prefeito Mildson e aos envolvidos no retorno do programa. Veja vídeo aqui.

Em sua fala, Mildson frisou a importância da AABB comunidade, mencionou o retorno da ABC do Ò, que também teve seus recursos negados na gestão passada, e falou que o município precisa de programas que deem resultado.

A palavra é gratidão. Gratidão a Deus, gratidão a essa parceria do Banco do Brasil com a prefeitura. Nós estamos muito felizes em fazer parte dessa parceria. A gente tem que estar junto no resgate às nossas associações e projetos que foram irresponsavelmente fechados. Essa semana reunimos com o pessoal da ABC do Ó e, também vamos retornar aquele projeto que, infelizmente, a gestão passada também travou. Nós vamos repassar todos os recursos que é direito da ABC do Ó, porque nós precisamos de programas que deem resultado positivo. Tem uma frase que minha mãe sempre fala: “quando a tristeza fecha uma janela, a alegria abre uma porta” e eu acho que esse período que foi interrompido é para gente voltar com mais força, com mais garra, para termos resultados melhores ainda. a Prefeitura vai estar de braços abertos para esses projetos”, disse ele.

O vice-prefeito reconheceu o valor do programa e deu as boas-vindas. “É importantíssimo a reabertura do programa estamos no caminho certo. Infelizmente ainda nós não temos os estudantes por causa da pandemia, mas eu acredito que, a partir de fevereiro do ano que vem, nosso programa estará de portas abertas e completo. Bem-vindos de volta!”

Normélia Alquilina, secretária da Educação, disse que necessita da parceria da AABB Comunidade e que está à disposição. “Precisamos sim da AABB Comunidade. Neste momento de pandemia, em que nossos jovens estão passando por situação difícil, vamos necessitar muito desse projeto para uma parceria, fazer um trabalho diferenciado para as nossas crianças e adolescentes. A Secretaria de Educação está à disposição de vocês, apoiando e de braços abertos”.

Milton Guimarães agradeceu ao prefeito e falou do cuidado dispensado pelo programa às crianças. “Prefeito Mildson, a gente é grato, de todo coração, por essa sensibilidade em colocar o programa para voltar a funcionar. A AABB Comunidade cuida do bem mais precioso que nós temos, que são as crianças. A gente sabe o esforço das escolas, mas acaba ficando pouco só a escola, e a gente precisa complementar isso, e é aí onde entra a AABB Comunidade, como complemento dessa questão da escolaridade das crianças, por isso que o resultado é efetivo e muito forte na vida dessas pessoas”, disse o ex-prefeito.

Em parceria com a AABB Clube, a prefeitura fez a reforma do prédio com pintura, reparos, reforma nos banheiros, troca de forro da secretaria e aparou a grama, deixando o ambiente mais aconchegante e limpo. Há ainda um projeto futuro para trocar o piso do local. O Convênio de Cooperação Financeira é fruto de uma parceria entre Prefeitura de Itanhém, através da Secretaria Municipal da Educação, Banco do Brasil, Federação das Associações Atléticas Banco do Brasil (FENABB) e a AABB de Itanhém. O programa trabalha com esporte, reforço escolar, dança e lazer.

De acordo com a coordenadora Kinha Kretli, apesar da AABB Comunidade já estar apta a funcionar, por causa da pandemia, se limitará a desenvolver um trabalho com as famílias dos educandos, realizando visitas e conhecendo a realidade de cada família. A forma presencial se dará com a volta às aulas. 

INFORMAÇÕES – AguaPretaNews

Lorena Oliveira

Lorena Oliveira | Comunicadora Editora Foco de Notícias