Prefeitura Municipal implanta caixas secas para melhorar a rede pluvial da cidade de Mucuri

A Prefeitura Municipal de Mucuri está com várias frentes de trabalho na sua cidade/sede com a execução de obras pela melhoria da rede de drenagem urbana, objetivando que a rede pluvial desempenhe um papel fundamental para o bom funcionamento da zona urbana da cidade, principalmente em períodos com grandes quantidades de chuvas.

Para maximizar os problemas, como alagamentos e entupimentos das caixas coletoras durante as fortes chuvas, a Prefeitura de Mucuri que atualmente está asfaltando as 17 principais ruas do centro da cidade, está também executando diversas frentes de serviços de melhorias na rede pluvial para depois receber o asfalto.

Uma frente de trabalho está revitalizando toda rede pluvial da Rua da Serrara, pegando trechos das ruas Jovita Fontes e São José, no centro comercial da cidade, com a troca de manilhas e a construção de novas galerias coletoras. No bairro Malvinas, vários pontos estão recebendo galerias de águas pluviais.

O engenheiro civil Victor Augusto Souza Santos, secretário Municipal de Obras de Mucuri, explica que o tubo de concreto é uma alternativa usual para esse tipo de obra, por apresentar como vantagem a possibilidade de ser utilizado para qualquer nível de carga e, para alcançar o resultado esperado, por isso, que a rede de drenagem pluvial deve ser constituída com materiais adequados.

Atualmente homens e os maquinários do município estão em várias frentes de trabalho na construção de caixas secas em diversos pontos da cidade, que foram previamente planejadas, seguindo a rota geográfica da sua zona urbana. Para a construção das caixas secas, a Prefeitura de Mucuri disponibiliza retroescavadeiras e caminhões caçamba, além do acompanhamento técnico ofertado à população.

O prefeito Roberto Carlos Figueredo Costa, o “Robertinho” (UB) esclarece que as obras das caixas secas fazem parte do novo planejamento de saneamento da cidade e trata-se de reservatórios tecnicamente dimensionados, construídos para captar as águas da chuva. A técnica evita enxurradas, erosão, assoreamento dos rios e depredação das ruas pela chuva. O prefeito Robertinho lembra que, como Mucuri é uma cidade plana e é cercada por recursos naturais, é prudente se planejar à cidade para os próximos 30 anos.

O prefeito disse que a caixas secas em construção pelos mais diversos pontos estratégicos da cidade, fazem parte de uma tecnologia que ajuda a amenizar os danos causados tanto pelo excesso quanto pela falta de chuva. “Parece contraditório, mas a técnica é simples e bastante eficiente. Em tempos de estiagem, as caixas secas aumentam o armazenamento de água e o abastecimento do lençol freático”, alerta o prefeito Robertinho.

O engenheiro civil Victor Augusto, secretário Municipal de Obras, Planejamento e Serviços Urbanos de Mucuri, explica que as caixas secas, também conhecidas por “enrocamento de pedras” que são arranjos com muro de pedra seca envolvendo o enrocamento, funciona perfeitamente onde o seu dissipador da água será o próximo solo. Segundo o secretário Victor Augusto, os benefícios que as caixas secas trazem são inúmeros já que absorvem água que é infiltrada no solo, melhorando o nível do lençol freático, evitando a erosão e enxurradas pelas ruas da cidade.

“Em Mucuri identificamos os pontos estratégicos por gravidade para implantarmos as caixas secas, que nada mais é, que reservatórios escavados, construídos com três camadas de pedras especificas para cumprir sua função principal, que é reter água da chuva e os sedimentos sólidos que iam parar nos mananciais”, pontua o secretário de Obras Victor Augusto.

As obras de melhorias da rede pluvial de Mucuri são parte da infraestrutura em implantação com as obras de asfaltamento na cidade. Em Mucuri as obras de asfalto vão alcançar praças, 15 avenidas e ruas no centro urbano da cidade e algumas vias públicas alternativas de bairros centrais. As vias estão ganhando obras de drenagem, recomposição e recapeamento asfáltico em CBUQ – Concreto Betuminoso Usinado a Quente.

Na primeira etapa, as seguintes ruas vão ser asfaltadas: Avenida Central, Rua Belo Horizonte, Rua Oscar Teixeira Siqueira, Rua Diamantina, Rua Santarém, Rua Juscelino Kubitscheck, Rua Nova Viçosa, Rua Raul Gazzinelli, Rua Paquetá, Rua Ilhéus, Rua São José, Rua Jovita Fontes, Rua Pedreira Franco, Rua Severino Vieira, Rua Rui Barbosa, alamedas, travessas, canteiros e praças da cidade de Mucuri. As obras de asfaltamento fazem parte do projeto de revitalização e modernização da cidade, que juntamente com o sistema moderno de iluminação por painéis de LED, está embelezando e resgatando o potencial turístico de Mucuri.

Lorena Oliveira

Lorena Oliveira | Comunicadora Editora Foco de Notícias