Secretaria de Meio Ambiente de Alcobaça realiza a primeira demarcação do plano de zoneamento do Parque Municipal Marinho de Recife de Areia

Foi realizado no último sábado a primeira demarcação do plano de zoneamento do Parque Municipal Marinho de Recife de Areia, o protótipo simbólico foi levado pelas equipes da Secretaria de Meio Ambiente e quem teve a missão de implantar o marco foi o canoísta da Marinha do Brasil, Adelson Carneiro que está em Alcobaça realizando uma etapa de sua expedição, “Do Oiapoque ao Chuí”.

O marco de demarcação vai servir para orientar visitantes a realizar uma visitação com consciência, preservando as riquezas naturais presentes no recife.

Recife de Areia é um conjunto de formações de corais e rochas, localizado a nove milhas náuticas (aproximadamente 16,67 quilômetros) da costa em frente ao município de Alcobaça–BA. No recife são encontradas piscinas naturais de águas cristalinas onde é possível mergulhar e visualizar sua rica biodiversidade, abrigando espécies representativas do ecossistema marinho de recife de coral, incluindo espécies raras e ameaçadas de extinção.

Devido à proximidade da costa e a grande exuberância de recursos pesqueiros o “Recife de Areia” vem sendo utilizado há muitos anos como um dos principais pontos de pesca e representa hoje um dos principais atrativos turísticos da região de Alcobaça – BA.

O Parque Municipal Marinho de Recife de Areia foi criado em 1999 através da Lei Municipal n° 471/99, mas somente em 2021, atendendo o apelo popular e reconhecendo a importância do ordenamento do Parque, a Prefeitura de Alcobaça, através da Secretaria de Meio Ambiente vem trabalhado incansavelmente para implementação do Plano Emergencial de Uso do Parque, estabelecido na recente pela Lei n° 848/2021, que tem como objetivo promover o desenvolvimento do turismo sustentável e a preservação ambiental da riqueza natural.

Lorena Oliveira

Lorena Oliveira | Comunicadora Editora Foco de Notícias