});
Home / Noticias / Destaque / Praias de Salvador já estão livres de óleo, diz Inema

Praias de Salvador já estão livres de óleo, diz Inema

As praias do Litoral Norte e Salvador estão livres dos derivados de petróleo que vêm poluindo a costa baiana há mais de um mês. A informação foi divulgada na sexta-feira, 8, em nota do Instituto do Meio Ambiente de Recursos Naturais da Bahia (Inema).

De acordo com o Instituto, análises de laboratório com amostras de Salvador e Litoral Norte confirmam a ausência de substâncias como hidrocarboneto, policíclico e aromático e (HPA) e Benzeno, Tolueno, Etilbenzeno e xileno (BTEX), todos contaminantes e prejudiciais à saúde humana e vida dos animais.

Segundo o órgão, desde o início de outubro a água das praias atingidas pela poluição com manchas de óleo, está sendo coletada e passando por pesquisas a fim de avaliar a qualidade e possibilidade de contaminação.

O laboratório do Centro de Pesquisas e Desenvolvimento da Bahia (CEPED), é responsável pelos resultados, que atestaram a qualidade em relação aos componentes tóxicos do petróleo.

O acompanhamento sobre a balneabilidade das águas utilizadas à recreação, com banhos prolongados e possibilidade de ingestão é realizado semanalmente pelo Inema, conforme critérios do Conama, tomando por base a presença ou não de coliformes fecais de origem humana e animal.

“Dentro destes parâmetros é comum que algumas praias específicas, situadas próximo a rios e canais, estejam impróprias para banho”, afirmou a bióloga Janice Mello, destacando, no entanto que, neste caso, não existe relação alguma com as manchas de petróleo.

INFORMAÇÕES – JornalAtarde

Facebook Comments