Em meio a repercussão causada pelas “fake news” referentes a taxação do governo federal sobre as transações efetuadas via Pix que tomaram as redes sociais nos últimos dias, a Secretaria de Comunicação Social (Secom) da Presidência da República, agora sob novo comando, vem correndo contra o tempo para lançar uma campanha publicitária de esclarecimento sobre o assunto, é o que aponta o jornal Folha de São Paulo.
Segundo matéria do portal InfoMoney, na última segunda-feira (13), um dia antes de assumir como novo ministro da pasta, o publicitário Sidônio Palmeira encomendou às agências responsáveis pela comunicação do governo que elaborassem uma estratégia para combater a desinformação e as notícias falsas sobre a suposta taxação do sistema de pagamento.
Na última semana, o próprio presidente Luiz Inácio Lula da Silva utilizou suas redes sociais para compartilhar um vídeo no qual afirmava que estava fazendo uma transferência via Pix para ajudar o Corinthians, seu time de coração, a quitar a dívida do estádio do clube. O valor da doação foi de R$ 1.013.
“Por que eu tomei essa decisão? Porque tem uma quantidade enorme de mentiras desde ontem em todas as redes sociais dizendo que o governo vai taxar o Pix. E eu quero provar que é mentira”, afirmou Lula, na gravação.
Já a Receita Federal publicou um comunicado reiterando que não haverá nenhum tipo de tributação sobre o Pix.
“A Receita Federal, portanto, não cobra e jamais vai cobrar impostos sobre transações feitas via Pix. O que está ocorrendo é apenas uma atualização no sistema de acompanhamento financeiro para incluir novos meios de pagamento na declaração prestada por instituições financeiras e de pagamento”, informou o Fisco