Escândalo em Itanhem: Vereadores denunciam suspeita de desvio de verbas federais para hortas pedagógicas

Prefeito assina relatório de serviço não realizado, ex-Secretário afirma que verba não passou por sua pasta

Uma bomba estourou em Itanhem, município baiano que fica a a quase 900 km da Capital baiana, divisa com o estado de Minas Gerais, após os vereadores Caboquinho Porto e André Correia protocolarem uma denúncia no Ministério Público Federal, acusando o prefeito Mildison Medeiros de desvio de quase 400 mil reais destinados às hortas pedagógicas do município. A denúncia é baseada em um relatório de serviço assinado pelo próprio prefeito, atestando a realização de um trabalho que, segundo o ex-Secretário da Pasta de Agricultura e Abastecimento, nunca ocorreu. Ao investigar as imagens do relatorio, os Vereadores Caboquinho porto e Andre Correia descobriram  que as fotografias são, na verdade, de uma horta particular, cujos proprietários negam veementemente terem recebido qualquer quantia do montante destinado às hortas pedagógicas do município.

Os donos da horta particular, ouvidos pela nossa equipe, afirmam que o local foi visitado por uma equipe municipal que tirou as fotos, mas destacam que nunca fizeram parte do programa de hortas pedagógicas que deveriam beneficiar as escolas do município. Indignados com a utilização indevida das imagens, os proprietários se colocam à disposição das autoridades para esclarecimentos e negam qualquer envolvimento nos supostos desvios de verba.

O ex-Secretário Josias Caetano, que foi demitido em 25 de maio de 2023, alega que a verba em questão não passou pela sua secretaria. Ele afirma que, durante sua gestão, não houve qualquer repasse de recursos para as hortas pedagógicas e que as notas fiscais que somam quase 400 mil reais, datadas de fevereiro de 2023, não correspondem a serviços efetivamente prestados e que a informação que ele obteve do próprio Prefeito, e que o referidos recursos ficaria a cargo da Secretaria de Assistência Social que e ocupada pela Primeira Dama de Itanhém , Eliane Araújo .

A equipe de reportagem do Texas News mergulhou na investigação para entender os detalhes desse escândalo que abala a política local e coloca em xeque a gestão dos recursos federais destinados ao município. Conversamos com fontes anônimas, que confirmaram a suspeita de irregularidades e apontaram para a possível existência de um esquema de desvio de verbas.

O Ministério Público Federal já recebeu a denuncia ,para apurar as os supostos desvios, e o prefeito Mildison Medeiros certamente será convocado a prestar esclarecimentos nos próximos dias. O Texas News teve acesso exclusivo aos documentos que embasam a denúncia, incluindo o relatório de serviço assinado pelo prefeito, as notas fiscais e ouviu o  ex-Secretário de Agricultura Josias Caetano .

A população de Itanhém exige transparência e respostas. Afinal, para onde foi o dinheiro destinado às hortas pedagógicas? Como um relatório de serviço não realizado foi assinado pelo chefe do executivo municipal? E por que o ex-Secretário foi demitido após se pronunciar sobre a ausência de repasse da verba pela sua pasta?

Nossa Equipe procurou a Prefeitura de Itanhém, para se pronunciar sobre a denuncia, e a procuradoria do Município, disse que não tinha como comentar as denuncias do suposto desvio, pois ainda não tinha sido notificado pelo Ministério publico e desconheciam o teor das denuncias feitas pelos vereadores.             O Texas News, comprometido com a noticia e a imparcialidade dos fatos, deixa o espaço aberto para que a prefeitura do município de Itanhém se pronunciar e apresentar sua versão dos fatos, seu direito de resposta.

A equipe do Texas News continuará acompanhando de perto esse escândalo e trará atualizações conforme a investigação se desenrola. A população espera que a verdade seja revelada, e os responsáveis, devidamente responsabilizados por suas ações.

Imagem destaque- Agua Preta News

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *